Angola e Nova Zelândia querem intensificar cooperação pesqueira

SECRETÁRIO DE ESTADO PARA AS RELAÇÕES EXTERIORES DE ANGOLA, MANUEL AUGUSTO (FOTO: PEDRO PARENTE/ARQUIVO)

O secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Manuel Augusto, discutiu nesta quinta-feira, em Luanda, com o embaixador neozelandês, Richard Mann, questões ligadas ao reforço da cooperação no domínio das pescas e agricultura e educação.

Segundo o embaixador residente em Pretória, à saída do ministério, o principal enfoque da conversa foi a cooperação na área piscatória, onde a Nova Zelândia tem experiência comprovada, que pode ser partilhada com Angola.

Disse que as duas partes estão a negociar os termos dos acordos, referindo-se à realização de encontros a nível ministerial.

Adiantou que, no âmbito da agricultura, o seu país tem experiências a partilhar na área de produção de leite, carnes e produtos vegetais, e espera pela transferência de técnicos e tecnologia para Angola.

O embaixador Richard Mann afirmou que foi igualmente revista a cooperação entre os dois estados, na qualidade de membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cujas prioridades têm sido a Síria, a resolução de conflitos e a busca da paz no mundo.

Nova Zelândia é um país insular no sudoeste do Oceano Pacífico, formado por duas Ilhas, designadas do Norte e do Sul, e por numerosas menores, sendo as mais notáveis Stewart e Chatham. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA