A visão multidimensional do louva-a-deus (vídeo)

(EURONEWS)

Cientistas britânicos desenvolvem uma série de experiências sobre a visão multidimensional do louva-a-deus.

Embora só veja a preto e branco, o louva-a-deus é um excelente caçador.

Este inseto predador possui hábitos muito particulares. A fêmea devora o macho depois do acasalamento.

A investigadora Jenny Read, especialista em Ciências da Visão, tem observado o comportamento do louva-a-deus.

“Uma das vantagens do louva-a-deus é o facto de podermos perceber o que ele vê, observando as respostas naturais do inseto. Como não pode mover os olhos, quando vê algo interessante vira a cabeça. Ele tem também respostas de ataque porque é um inseto predador, se vê algo que lhe agrada, ele age imediatamente”, explicou Jenny Read, investigadora do Instituto de Neurociência da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

As experiências dos cientistas demonstram que o louva-a-deus não reage quando vê imagens de insetos a duas dimensões. Ao invés, quando a presa aparece representada em três dimensões, o inseto predador ataca de imediato.

“Com as nossas experiências, queremos perceber a visão do louva-a-deus, perceber o que ele não consegue ver e testar várias hipóteses sobre o funcionamento da visão 3D. Depois queremos encontrar um algoritmo que reproduza essa realidade”, acrescentou a investigadora.

A longo prazo, os conhecimentos adquiridos poderão ser aplicados a várias tecnologias, nomeadamente à robótica e aos drones.

O tratamento de patologias oftalmológicas como o estrabismo é outra das aplicações da pesquisa sobre a visão 3D do louva-a-deus. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA