Xadrez: Esperança Caxita confiante no título de GM

Esperancça Caxita, bi-campeã Africana de Xadrez (Foto: António Escrivão)

A bi-campeã africana Esperança Caxita afirmou neste domingo à Angop, em Luanda, estar confiante na conquista do título de grande mestre (GM) no campeonato africano júnior, em ambos os sexos, que inicia segunda-feira nas Ilhas Seychelles.

Perspectivando o evento continental, a jogadora da Escola Macovi que conquistou os africanos na Argélia em 2013 e em Angola (Luanda-Sul2014) disse não ter tido uma preparação condizente com o nível da prova e nem com as aspirações de Angola de conquistar o título de GM, mas reiterou a sua confiança na obtenção do inédito.

Explicou ter treinado apenas por quatro vezes com o seleccionador nacional, Manuel Pimenta, e que a maior parte do trabalho fê-lo por orientação do técnico do seu clube, Escola Macovi.

“Independentemente das dificuldades que a Federação diz passar eu, particularmente, estou decidida a defender o meu título africano e consequentemente tornar-me Grande Mestre”, frisou.

Para o efeito, a xadrezista de 16 anos de idade disse que conta também com o conhecimento que já possui das habituais adversárias do Egipto, Tunísia, Argélia e África do Sul. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA