Workshop visa capacitar técnicos sobre desastres naturais – director da IBM Angola

Paulo Falcão - Director Geral da IBM em Angola (Foto: Lino Guimaraes)

Técnicos da Protecção Civil e Bombeiros, Saúde, Administrações Municipais e outros organismos afectos ao Governo Provincial de Luanda, estão desde terça-feira, a ser capacitados e a analisar as várias vertentes necessárias para as cidades poderem prevenir-se de desastres naturais.

Em declarações hoje à imprensa, a propósito do Workshop Scorecard para Resiliência a Desastres, que está a decorrer no Hotel de Convenções de Talatona, o director-geral da IBM Angola, promotora da acção formativa, Paulo Falcão, deu a conhecer que os quadros estão a ser orientados como recolher informações, a fase organizativa para intervenção e os recursos financeiros necessários.

Explicou que para a implementação do projecto, em primeira estância os organismos vocacionados, como Protecção Civil, Ministérios da Saúde e Interior, entre outros, devem fazer uma “fotografia” da realidade actual das cidades e a posterior elabora-se um plano para a mudança de quadro, que passa pela organização, no sentido de se mitigar as falhas de forma faseada e objectivos comuns.

O Workshop que termina hoje, é uma iniciativa do Ministério da Administração do Território, Governo Provincial de Luanda e IBM e está a abordar temas como “ Organização para Resiliência”, “Identificação, compreensão e utilização de cenários actuais e futuros”, “ Fortalecimento da sua Capacidade Financeira para Resiliência “, entre outros assuntos.

O seminário enquadra-se na campanha “Construindo Cidades Resilientes”, lançada em 2010 pelas Nações Unidas e será uma combinação de discussões plenárias e em grupos, complementadas com dados recolhidos através de questionários às diferentes instituições participantes.

O workshop vai disponibilizar um conjunto de critérios de avaliação da sustentabilidade das cidades quanto às políticas de planeamento, engenharias e sócio ambientais. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA