Vice-presidente da República recebe ministros da Juventude e Desportos da Zona 5

Manuel Vicente, vice-presidente da República (à dir.), recebe ministros da Juventude e Desportos da Zona 5 (Foto: Lucas Neto)

O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, recebeu hoje, sexta-feira, em audiência conjunta, os ministros da Juventude e Desportos do Malawi e da Namíbia e a vice-ministra do mesmo sector de Moçambique, respectivamente Grace Chihunia, Jerry Ekondjo e Ana Flávia Azinheira.

De acordo com o ministro namibiano da Juventude e Desportos, Jerry Ekondjo, esta foi uma visita de cortesia que serviu para apresentar saudações ao vice-presidente da República, que aproveitou a oportunidade para prestar breves informações sobre a situação vigente em Angola.

Questionado sobre o Conselho de Ministros dos Desportos da Zona 5, que vai se realizar sábado na capital angolana, o governante namibiano referiu que os técnicos estão a preparar os documentos que serão analisados no encontro.

Por seu turno, Grace Chihunia, a primeira mulher a desempenhar o cargo de ministra da Juventude e Desportos do Malawi, manifestou-se satisfeita pelo acolhimento de que foram alvo por parte do vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente.

Entretanto, a vice-ministra da Juventude e Desportos de Moçambique, Ana Flávia Azinheira, questionada sobre os VII Jogos da zona 5 que decorrerão no próximo ano em Benguela, felicitou o governo de Angola por assumir a organização destes jogos.

Para a responsável moçambicana, estes jogos constituirão um estímulo para todos os jovens desportistas, uma vez que na região se aposta mais nas camadas seniores, sendo preciso dar uma melhor base de formação às camadas de iniciação.

“Nós temos de organizar este tipo de provas com melhor suporte de modo a promover o intercâmbio entre os governos para a criação de federações de desporto escolar, uma vez que esta é uma actividade que tem de ser impulsionada em todos os países da Zona 5 ”, realçou.

Também em declarações à imprensa, o ministro angolano da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, afirmou que esta será a primeira reunião do Conselho de Ministros dos Desportos da Zona 5, que é conformada pelos países da SADC, visando adaptar os países à nova configuração desportiva do continente africano.

Este encontro foi antecedido por uma série de reuniões do comité executivo, que preparou todos os documentos que serão submetidos aos ministros do sector para análise e posterior aprovação.

Informou que esta é uma reunião ordinária, onde Angola irá assumir a presidência do Conselho de Ministro da Juventude e Desportos da Zona 5, assim como será abordado o relatório dos últimos jogos realizados no Zimbabwe. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA