Vice-presidente da República e embaixador chinês avaliam cooperação

Manuel Vicente - Vice - Presidente da República (Foto: Pedro Parente)

O Vice-presidente da República, Manuel Vicente, e o embaixador chinês, Cui Aimin, reuniram-se na manhã desta quarta-feira, em Luanda, para avaliar as relações de cooperação entre os dois países e perspectivar novas áreas de intercâmbio.

Segundo o embaixador extraordinário e plenipotenciário da China em Angola, no final do encontro que durou cerca de 50 minutos, “foi uma conversa frutífera para o reforço das relações de cooperação entre os dois Estados.

Cui Aimin declarou que foi discutida a implementação dos entendimentos havidos nos dois encontros entre os Chefes de Estado da China e de Angola, durante este ano, tendo em conta as transformações económicas actuais e a maneira de promove-la para novos patamares.

Referiu que o intercâmbio tem sido nos mais variados domínios, destacando o aumento da capacidade produtiva do país, agricultura, formação de quadros, promoção de investimento privado e cooperação na área da economia verde.

As relações de cooperação entre dos dois países decorrem ao mais alto nível. O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, realizou uma visita de Estado à China em Junho passado tendo mantido conversações com o homólogo chinês, Xi Jinping.

José Eduardo dos Santos e Xi Jinping voltaram a entrevistar-se em Novembro passado aquando da Cimeira China/África, realizada na África do Sul.

A República Popular da China é o maior país da Ásia e o mais populoso do mundo, com mais de 1,36 bilhão de habitantes, quase um quinto da população da terra.

Com aproximadamente 9,6 milhões de quilómetros quadrados, a República Popular da China é o terceiro maior em área terrestre. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA