Valor de acções das empresas russas aumenta, não obstante as sanções

(Sputnik/ Maxim Bogodvid)

O preço das ações dos maiores bancos russos, o Sberbank e VTB, bem como as da empresa russa de Internet Yandex aumentaram, apesar da recente decisão dos EUA de ampliar a lista de sanções contra a Rússia.

Os Estados Unidos impuseram novas sanções económicas contra a Rússia nesta terça-feira (22), incluindo, além de várias pessoas físicas e jurídicas, as filiais de Sberbank e VTB na Bielorrússia, Ucrânia, Cazaquistão e Suíça e o serviço online de pagamentos Yandex.Dengi.

Mesmo assim, na manhã desta quarta-feira (23) o preço das ações preferenciais do Sberbank aumentou 0,62%, as ações do banco –0,91%, as ações de VTB aumentaram 0,49%, e as da Yandex –2,31%.

E o índice da Bolsa de Valores de Moscovo (MMVB, na sigla em russo) aumentou 0,47%.

Desde 2014, os Estados Unidos, a União Europeia e os seus aliados impuseram várias rodadas de sanções contra a Rússia, acusando-a de interferir na crise interna na Ucrânia.

Mas Moscovo respondeu simetricamente e introduziu um embargo à importação de produtos alimentícios europeus, observando o princípio de reciprocidade nas relações internacionais e declarando que está interessada na resolução pacífica da crise na Ucrânia, com a qual nada tem a ver.

Passado algum tempo após a introdução das sanções contra a Rússia, vários analistas e políticos europeus, além de grandes empresas e homens de negócios, admitem que a Europa sofre ela própria com essas restrições. (SPUTNIK)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA