Universidade Aberta: uma universidade para o futuro

PAULO MARIA DA SILVA BASTOS DIAS Reitor da Universidade Aberta

A Universidade Aberta tem a sua sustentabilidade na visão estratégica, na ação e no modo de promover a criação de conhecimento em rede. Somos os atores da sociedade em rede mas, para além disso, somos os autores da globalização das redes de conhecimento. Este é o principal aspeto que diferencia a universidade de hoje da que queremos e estamos a construir para a educação a distância e em rede de amanhã.

Uma universidade para o futuro! Uma universidade que tem como principal objetivo promover a inclusão para a cidadania cultural, científica e tecnológica e, assim, a criação do capital social para a valorização da inovação e da mudança.

Esta é a minha visão de universidade para a sociedade digital e a minha visão para a Universidade Aberta. É a visão que segui desde o primeiro momento em que assumi a liderança da UAb e que irei continuar a promover para a afirmação da educação a distância e em rede, cujo maior desafio será transformar o local numa expressão com significado na criação de conhecimento na globalização, com particular destaque para os países e comunidades de expressão em língua portuguesa.

Na sociedade digital o ensino a distância não será um exclusivo das universidades abertas, não só no país como no plano internacional mas, através da nossa experiência, saber e investigação nos modelos, métodos e práticas da pedagogia da educação a distância, possuímos um conhecimento exclusivo e ímpar neste domínio. Este conhecimento constitui a especialização da UAb e permite-nos desenvolver um pensamento e práticas inovadoras na mudança para a educação na sociedade digital, não só no país como no plano internacional.

É este o conhecimento orientador da natureza e projeto estabelecidos no âmbito do consórcio entre a Universidade Aberta e a Universidade de Coimbra, para construirmos, em conjunto, os novos cenários para a internacionalização e a liderança da educação a distância na lusofonia e no mundo.

É o nosso grande desafio para a afirmação e a participação nas redes da globalização da economia do conhecimento.

Desejo a todos os membros da academia da Universidade Aberta os melhores votos de Boas Festas e Feliz Novo Ano. (uab)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA