União Europeia e Turquia voltam a falar em adesão

Volkan Bozkir, ministro turco dos assuntos europeus, Bruxelas, 14 de Dezembro de 2015 (Reuters)

A União Europeia e a Turquia reataram as negociações de adesão nesta segunda (14/12) em Bruxelas ao abrirem um novo capítulo de um processo bloqueado há anos.

A presidência luxemburguesa dos 28 afirmou tratar-se do capítulo 17 relativo à política económica e monetária. O facto ocorreu duas semanas após uma cimeira extraordinária europeia visando reforçar a cooperação entre a UE e a Turquia no que diz respeito à crise migratória.

Ao todo estão abertos agora 15 capítulos no contexto da adesão turca ao bloco europeu. Presentes em Bruxelas hoje estiveram, nomeadamente, o vice-primeiro ministro e o chefe da diplomacia turcos.

Por sua vez Volkan Bozkir, ministro turco dos assuntos europeus, referiu-se a “um passo importante rumo à nossa adesão após quase dois anos de impasse”.

Já o ministro luxemburguês dos negócios estrangeiros, Jean Asselborn, frisou que “a União precisa da parceria estratégica que é a Turquia num número considerável de dossiers internacionais, como a migração, luta contra o terrorismo, segurança energética, economia, comércio, clima, entre outros”.

Em causa está a cooperação de Ancara para melhor controlar o afluxo às suas fronteiras de refugiados e a intensificação da luta contra a organização do auto-proclamado Estado Islâmico, activo na Síria e no Iraque, às portas da Turquia e, por inerência, da Europa.

Vasco Gandra, correspondente em Bruxelas, dá-nos conta dos resultados dos chefes da diplomacia europeus com o seu homólogo turco. (RFI)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA