Uíge: Formação de quadros com atenção especial em 2015-diz Paulo Pombolo

Paulo Pombolo-governador da província do Uíge (Foto: Angop)

O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, destacou que a formação de quadros quer seja a nível de subsistema de ensino geral como no ensino superior, bem como a técnica profissional mereceu uma especial atenção em 2015.

Falando na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, o governante realçou que o sector da educação continua a crescer, tendo registado, em 2015, 470.853 alunos matriculados.

“Precisamos de forma sistemática encetar um conjunto de medidas, tendo em conta não só a quantidade mas principalmente a qualidade na formação do homem novo”, avançou.

As escolas de formação de professores e institutos politécnicos, frisou, devem ser bem acompanhadas pela inspecção escolar para que a qualidade não seja posta em causa, devendo para o efeito apostar-se na capacitação e na contínua criação de melhores condições para que todos os autores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem tenham o ambiente conducente com a nobre actividade que exercem.

Enfatizou que é preciso também que os responsáveis do sector de saiam dos gabinetes para viver de perto as preocupações dos professores, alunos, pais e encarregados da educação.

“Em 2016, devemos construir mais salas de aulas para permitir a redução pela metade o défice na província”, aclarou.

Paulo Pombolo reconheceu que no ensino superior, a população estudantil cresceu significativamente, neste momento, sendo que as duas instituições superiores congregam13.196 estudantes, 286 professores e 21 cursos superiores em funcionamento. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA