Taxa básica de juros aumenta para 11 por cento em Angola

BNA (Foto: Jorge Monteiro/PA)

O Banco Nacional de Angola (BNA) subiu em meio ponto percentual a taxa básica de juro, após três meses consecutivos fixada em 10,5 por cento anuais.

A decisão de aumentar para 11 por cento ao ano foi tomada na reunião mensal do Conselho de Política Monetária do BNA, realizada ontem, mas que só hoje foi divulgada.

No comunicado, o banco central angolano refere ainda ter “constatado o agravamento das condições monetárias na economia”.

O Comité de Política Monetária decidiu também aumentar a taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez (de 12,5% para 13% ao ano) e reduzir a taxa de Juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez ‘overnight’ (de 1,75% para 0%).

O mais recente relatório de Instituto Nacional de Estatísticas indicou que a variação homóloga dos preços em Luanda chegou a 13,29 por cento em Novembro, mais 0,74 pontos percentuais em relação a Outubro.

A taxa de câmbio média no mercado cambial primário em Novembro manteve-se estável face ao mês anterior, em cerca de 135 kwanzas por cada dólar norte-americano, depois de uma desvalorização de mais de 30 por cento no espaço de um ano. (VOA)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA