Sistema educativo nacional regista aumento de alunos em sete anos

(Foto: Pedro Moniz Vidal/Arquivo)

O sistema educativo nacional registou, em sete anos, um aumento de 2.474.454 alunos, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, em Luanda, pelo Ministério da Educação (MED).

O mapa estatístico do MED a que a Angop teve acesso indica que, em 2009, o sistema tinha registado a inscrição de 5.834.454 estudantes, número que cresceu para 8.308.980 alunos, em 2015.

“A evolução da cifra é fruto do esforço do Executivo para o cumprimento dos objectivos do pelouro da educação e de melhoria da qualidade de ensino”, lê-se no documento.

A instituição avança que a intenção é a continuar a trabalhar para a edificação de novas escolas, tendo em vista a redução do número de crianças e jovens fora do sistema e melhorar as condições de aprendizagem em todo país.

“A qualidade de ensino passa pela construção de escolas desde o ensino primário ao secundário do primeiro e segundo ciclo”, reforça.

O MED adianta que o plano visa ainda aumentar a cifra em 2020 para 70 porcento, bem como aumentar a taxa de conclusão da classe de iniciação para 90 porcento das crianças com 5 anos de idade.

“Apesar existirem alguns ainda sem a qualidade desejada, o MED já conta com muitos professores formados em Escolas de Formação de Professores”, de acordo com o documento.

O Ministério da Educação controla a alfabetização, ensino especial , iniciação, primário, ensino secundário do primeiro e segundo ciclo e segundo ciclo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA