Segue a indefinição política na Espanha

(AFP 2015/ CRISTINA QUICLER)

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, se reuniu com líderes de dois partidos que ganharam destaque nas eleições do último dia 20. Durante o pleito, o Partido Popular (PP) de Rajoy conquistou a maior parte dos votos, mas perdeu a maioria absoluta no Parlamento.

Rajoy teve encontros com Pablo Iglesias, líder do partido de extrema-esquerda Podemos, e com Albert Rivera, que comanda o Ciudadanos, legenda considerada mais favorável aos empresários.

Rajoy está em busca de apoio para que o PP, de centro-direita, possa governar como partido minoritário ou dentro de uma coligação, mas as suas opções são limitadas.

A principal legenda de oposição do país, o Partido Socialista, descartou a possibilidade de aliança com Rajoy e é improvável que o Podemos apoie o governo.

O Ciudadanos, por sua vez, declarou que vai se abster numa eventual votação sobre a liderança parlamentar, abrindo o caminho para que Rajoy reconquiste o poder, mas o primeiro-ministro precisará do apoio de outros partidos para que isso realmente aconteça. (SPUTNIK)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA