Reino Unido: Milhares de casas evacuadas e centenas de desalojados devido a inundações

(EURONEWS)

Centenas de britânicos tiveram de sair das suas casas com a ajuda do exército, no norte de Inglaterra, devido a inundações.

Cerca de 3500 habitações na zona ribeirinha da cidade de Iorque tiveram de ser evacuadas depois de os rios Ouse e Foss terem galgado as margens.

Mais de 7000 habitações dos condados de Yorkshire Ocidental e Lancashire estão sem electricidade.

O primeiro-ministro, David Cameron, anunciou o destacamento de mais militares para ajudarem os serviços de emergência a socorreram as populações afectadas pelo aumento dos caudais dos rios, provocado pelas chuvas torrenciais.

“O que devemos fazer é continuar com o elevado nível de investimento em barreiras contra inundações… Mas sempre que estas coisas acontecem, devemos olhar para o que se gastou, olhar para o que se construiu, olhar para o que se está a planear gastar, olhar para o que se está a planear construir e perguntar se é suficiente”, informa Cameron.

O rápido aumento dos caudais dos rios tem apanhado alguns automobilistas desprevenidos, obrigando as equipas de emergência a realizarem operações de salvamento, por vezes, arriscadas.

A Agência Britânica do Ambiente emitiu, para o norte de Inglaterra, mais de cem avisos de inundações, 24 dos quais graves e que podem indicar perigo de vida.

Estas são a piores inundações registadas na região, nas últimas 7 décadas.

O Governo estima que os estragos provocados pelas inundações ultrapassem os 1200 milhões de euros. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA