Ordem de captura internacional contra ex-presidente de Burkina Faso

(

A justiça militar de Burkina Faso emitiu uma ordem de captura internacional contra o ex-presidente Blaise Compaoré por suposto envolvimento na morte do ex-chefe de Estado Thomas Sankara em 1987, anunciou nesta segunda-feira à AFP uma fonte judicial.

“Há uma ordem de captura internacional contra Blaise Compaoré”, deposto em 2014 e que está exilado na Costa do Marfim, indicou esta fonte que pediu o anonimato.

Outra fonte próxima ao processo judicial interrogada pela AFP confirmou a existência desta ordem de captura, e acrescentou que o presidente deposto também estava acusado de assassinato, de atentado e de ocultamento de cadáver.

O capitão Thomas Sankara, que chegou ao poder durante um golpe de Estado em 1983, morreu em 15 de outubro de 1987 com 12 autoridades em outro golpe de Estado, desta vez protagonizado por Blaise Compaoré.

Os corpos foram exumados no fim de maio para tentar esclarecer as circunstâncias da morte do “pai da revolução” em Burkina Faso.

Os resultados da necropsia entregues em meados de outubro de 2015 indicam que o corpo do presidente Sankara estava “crivado de balas”. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA