OEA destaca “maturidade” de políticos venezuelanos após as eleições legislativas

(Foto de Erika Santelices/AFP/Arquivos)

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, destacou nesta segunda-feira a “maturidade” dos dirigentes políticos da Venezuela, após a contundente vitória da oposição nas eleições legislativas de domingo.

“Os partidos e os líderes políticos demonstraram em sua maioria uma maturidade que será muito necessária nos próximos meses para avançar rumo a um futuro baseado na Constituição e no respeito às instituições”, apontou Almagro em comunicado.

Num breve texto de quatro parágrafos, o ex-chanceler uruguaio felicitou os venezuelanos por sua “excelente participação” – cerca de 74% foram às urnas – e pelo clima geral de calma que pairou durante todo o dia.

“Embora o resultado final ainda não seja conhecido, é animador que ambas partes tenham aceite os resultados com calma e espírito democrático”, afirmou Almagro.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), que reúne os partidos de oposição, garantiu pelo menos 99 deputados contra 46 do governo socialista, de uma Assembleia Nacional de 167 lugares, que tomará posse em 5 de Janeiro. Ainda faltam estabelecer 22 lugares.

Esses resultados “fazem parte das circunstâncias” da Venezuela, afirmou o titular da OEA, que destacou a importância que durante todo o dia da votação “foi possível trabalhar com tranquilidade e com renovadas garantias sobre a votação, e que o dia seguinte foi marcado por muita calma”. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA