Novartis investe 300 milhões de dólares para tratar crianças afectadas pela malária

Sede da empresa (Wikipedia)

O comprimido dispersível de Coartem®*, o primeiro tratamento pediátrico contra a malária pré-qualificado pela OMS(1), tornou-se a referência de tratamento em mais de 30 países com malária endémica.

Desde 2009, a Novartis forneceu sem fins lucrativos 300 milhões de tratamentos à base do comprimido dispersível de Coartem®, sobretudo no sector público, para tratar crianças com malária

Em conjunto com outras inovações, o comprimido dispersível de Coartem® contribuiu para a redução em 71% da taxa de mortalidade por malária  nas crianças com idade inferior a 5 anos(2)

A Novartis (NVS) anunciou hoje que atingiu um marco histórico: o fornecimento sem fins lucrativos de 300 milhões de dólares para tratamentos pediátricos contra a malária desde 2009, para ajudar a reduzir o fardo da doença nas crianças em mais de 30 países com malária endémica. O comprimido dispersível Coartem® l é a primeira terapia de combinação baseada na artemisinina (ACT) desenvolvida pela Novartis em colaboração com a Medicines for Malaria Venture (MMV) especificamente para satisfazer as necessidades das crianças (com peso igual ou superior a 5 kg). Nunca antes foram distribuídos, num espaço de tempo tão reduzido, tantos tratamentos pediátricos para as crianças com malária.

A malária é uma doença que pode ser prevenida e tratada, mas potencialmente fatal, provocada por parasitas (nomeadamente o Plasmodium falciparum e o Plasmodium vivax). Estes são transmitidos às pessoas através da picada de mosquitos infectados. Os bebés e crianças de tenra idade fazem parte do grupo de pessoas com maior risco de contrair malária, sendo que, actualmente, 70% das mortes por malária ocorrem em crianças com idade inferior a 5 anos2. Embora este número tenha descido drasticamente (71%) desde 2000, a malária continua a matar uma criança por dios minutos2.

“Este marco realça o nosso empenho de longa data no combate à malária e o nosso compromisso para com as crianças que correm maior risco de contrair a doença,” afirmou Joseph Jimenez, CEO da Novartis. “Temos orgulho no papel que desempenhámos para ajudar a reduzir as mortes infantis por malária. E continuamos a fornecer medicamentos sem fins lucrativos às pessoas que deles necessitam, assim contribuindo para o objectivo de um mundo sem malária.”

O comprimido dispersível de Coartem® é a formulação pediátrica de Coartem®, uma combinação de arteméter e lumefantrina (AL), e constituiu a referência de tratamento para milhões de pacientes com malária em todo o mundo. O comprimido dispersível de Coartem® foi desenvolvido pela Novartis e pela Medicines for Malaria Venture (MMV), em linha com o apelo da UNICEF e da OMS para se desenvolverem medicamentos adequados para crianças. As directrizes da OMS para o tratamento da malária recomendam a utilização de comprimidos dispersíveis e não de formulações líquidas para crianças e bebés. O comprimido dispersível de  Coartem® é um comprimido de sabor doce que se dissolve rapidamente em pouca água e é o primeiro medicamento de ACT adequado para crianças pré-qualificado pela OMS.

“Este é um feito fantástico e estamos orgulhosos por nos termos associado à Novartis no desenvolvimento do comprimido dispersível de Coartem®, ajudando as crianças que correm maior risco de contrair esta doença fatal,” afirmou o Dr. David Reddy, CEO da MMV. “O Relatório Mundial da Malária publicado pela OMS em 2015 demonstra os avanços significativos que temos feito para reduzir a mortalidade infantil por malária, em grande parte graças ao continuado empenho internacional e à disponibilidade de diversas ferramentas e soluções inovadoras, incluindo medicamentos de qualidade adequados para crianças, como o comprimido dispersível de Coartem®. A MMV saúda a Novartis por disponibilizar, em grande escala e sem fins lucrativos, este medicamento importante às crianças que dele necessitam, e por ter atingindo este importante marco.”

* Para bebés e crianças com peso entre 5 kg e 35 kg e idade igual ou inferior a 12 anos, com infecções agudas, sem complicações associadas devido ao Plasmodium falciparum ou infecções mistas que incluam o P. falciparum.

Sobre o comprimido dispersível de  Coartem®

O comprimido dispersível de Coartem® destina-se a bebés e crianças com peso entre 5 kg e 35 kg e idade igual ou inferior a 12 anos, com infecções agudas, sem complicações associadas devido ao Plasmodium falciparum ou infecções mistas que incluam o P. falciparum.

Com sabor doce e de fácil dissolução na água, o comprimido dispersível de Coartem facilita a administração e permite a dosagem precisa para crianças, o grupo de pacientes mais vulnerável à malária.

A medicação foi aprovada pela Swissmedic em 2008. Actualmente, já está aprovada em mais de 40 países. (apo)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA