Namibe: Educação conta com mais de mil docentes com formação superior

Director da Educação no Namibe, Pacheco Francisco (Foto: Anabela do Ceu Fritz)

Mil e quinhentos e 13 professores foram formados entre 2009 a 2015 nas províncias da Huíla, Benguela e Luanda, facto que contribuiu para a mudança do perfil académico destes, informou hoje, sexta-feira, o director provincial da Educação, Pacheco Francisco.

Em declarações à Angop, o responsável informou que a formação destes professores permitiu diminuir o número de colaboradores nas várias instituições de ensino onde ainda existia a falta de quadros em determinadas disciplinas, tais como a Psicologia, Sociologia, História e Pedagogia.

“A formação de professores em termos superior outras províncias permitiu com que acabasse-mos com o processo de colaboradores que existiam em diversas instituições de ensino”, acrescentou o director.

Garantiu ainda que neste momento a direcção provincial da Educação no Namibe está a proceder ao pagamento da dívida que tinha com cerca de 400 professores colaboradores.

O problema das colaborações está praticamente terminado, porque, segundo o responsável, o sector passa agora a contar com professores voluntários que por sua livre vontade querem dar o seu contributo em algumas escolas do ensino primário e I ciclo.

“ Estes professores, caso um dia haja concurso público, poderemos já contar com eles porque já ganharam uma experiência de trabalho“,rematou Pacheco Francisco.

O sector conta com 314 professores voluntários. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA