Ministro das Relações Exteriores em périplo por África

Georges Rebelo Pinto Chikoti - Ministro das Relações Exteriores (Foto: Rosário dos Santos)

O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, seguiu hoje, quinta-feira, para Bujumbura (Burundi), primeira etapa de um périplo que o levará a vários estados africanos, a fim de se inteirar da crise política que se regista neste país da Região dos Grandes Lagos.

No âmbito dos esforços diplomáticos para a resolução da crise, o ministro angolano vai também ao Rwanda e ao Uganda, para manter contactos com os respectivos governos, soube a Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, de fonte do Ministério.

Do Uganda o chefe da diplomacia angolana rumará para Oran, Argélia, onde de 20 a 22 do corrente, vai participar do III Seminário de Alto nível em África, que tem como objectivo ajudar os países africanos que iniciam o seu mandato no Conselho de Segurança da ONU, a abordarem assuntos sobre a Paz e Segurança no continente.

Angola detém a presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e nessa qualidade tem desenvolvido esforços, junto de outros países da região, com o objectivo de estabelecer pontos de diálogo para a paz e estabilidade do Burundi.

O Burundi está mergulhado numa grave crise desde o anúncio, em Abril último, da candidatura do presidente Pierre Nkurunziza a um terceiro mandato, considerado por parte da população algo contrário à Constituição e ao Acordo de Arusha que pôs fim à guerra civil (1993-2006). (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA