Ministra da Cultura avalia grau de execução das obras no Museu do Dundo

Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva (Arquivo) (Foto: ANGOP)

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, avaliou na quinta-feira o grau de execução das obras de construção do Depósito do Museu do Dundo, província da Lunda Norte.

Durante a visita a titular da Cultura recebeu informações sobre as acções desenvolvidas para a concretização do projecto, as dificuldades com que se debatem do ponto de vista financeiro.

Rosa Cruz e Silva foi igualmente informada sobre a necessidade de promover um trabalho especifico para a protecção e conservação do acervo exposto nos diversos salões, bem como do que se encontra armazenadas nos antigos depósitos, devido ao surgimento de insectos roedores (salalé) em algumas partes do interior do edifício central do museu.

Ainda, no decorrer da curta visita efectuada, a Ministra da Cultura, tomou contacto com informações concernentes a situação salarial de alguns funcionários-colaboradores, que não recebem os salários devido a suspensão por parte do Tribunal de Contas, do último concurso público efectuado em Janeiro de 2014.

No final da visita, Rosa Cruz e Silva, que se fez acompanhar do director Nacional dos Museus, Ziva Domingos, e do director Centro de Documentação (CDI), Miguel Pacheco, manteve um encontro com o governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Muangala, e com outros membros do governo local.

Após a reabilitação, o Museu do Dundo, construído em 1948 pela ex Dimang, reabriu em Agosto de 2012, tendo registado, em 2013, 74 mil 373 visitantes nacionais e estrangeiros.

Conserva no seu acervo museológico mais de 9 mil peças de etnografia e mais de 30 mil exemplares de animais, entre insectos, anfíbios, batráquios, mamíferos peixes e aves. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA