Minars aborda com parceiros reintegração da pessoa com deficiência

Humberto Costa - Director Nacional de Inspenção de Pessoas com Deficiência (Foto: Lucas Neto)

A reintegração da pessoa com deficiência nas empresas públicas e privadas, à luz da lei 21/12 de 30 de Julho, capitalizou o encontro que o Ministério da Assistência e Reinserção social manteve nesta quinta-feira, em Luanda, com os seus parceiros sociais.

O director Nacional para a Integração Social da Pessoa com Deficiência, Humberto Costa, ao intervir na cerimónia de abertura da reunião, informou que a referida lei prevê a integração de quatro porcento destas pessoas por entidades públicas, enquanto as privadas devem absorver dois porcento.

Esclareceu que a reunião tem por objectivo reflectir e debater com as entidades empregadoras os mecanismos de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, de acordo com o postulado na lei e conhecer as políticas de responsabilidade social das diversas instituições.

Tais políticas, afirmou, passam pelo combate e redução da pobreza, uma vez que muitas destas pessoas são chefes de família e vivem em situação de vulnerabilidade.

Outro objectivo do encontro é o de reflectir sobre um conjunto de iniciativas públicas e privadas, de forma integrada e multidimensional, com vista a permitir a sua inclusão familiar social e profissional.

A actividade enquadra-se nas jornadas do três de Dezembro, Dia Internacional da Pessoas com Deficiência, instituída pela Nações Unidas, através da resolução 37/53, cujo lema, para este ano, é ” A inclusão social da pessoa com deficiência começa na família”. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA