Lunda Sul: Capturadas mais de 14 mil toneladas de peixe

(DR)

Catorze mil e 88 toneladas de peixe de várias espécies foram capturadas de Janeiro até a presente data, em alguns rios e lagoas da província da Lunda Sul, informou segunda-feira, em Saurimo, o chefe do Departamento de Pescas, Carlos Fazenda.

Acrescentou que no mesmo período foram produzidos mais de dois mil quilos nos tanques do projecto de piscicultura das comunas de Mona Quimbundo e Muriege.

Adiantou que constitui preocupação do departamento trabalhar para a satisfação, cada vez melhor, das necessidades da população, pelo que o sector prevê, para 2016, continuar a aumentar os níveis de capturas, bem como promover formação para os pescadores artesanais.

Sem avançar as espécies, Carlos Fazenda informou que estas quantidades foram capturadas nos municípios de Saurimo e Muconda, localidades onde, segundo ele, a actividade piscatória é feita com regularidade.

O responsável convidou, na ocasião, os empresários nacionais e estrangeiros a investirem no sector das pescas, sobretudo no escoamento do produto e sua comercialização, bem como no apoio as cooperativas e grupos de pescadores.

O Departamento de Pescas da província da Lunda Sul controla 36 grupos de pesca artesanal. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA