Luanda terá mais um Hospital Municipal

Rosa Bessa- Directora do Gabinete Provincial de Saúde de Luanda (Foto: Joaquina Bento)

A capital angolana contará doravante com mais um hospital municipal, cuja primeira fase será inaugurada terça-feira, pelo governador provincial Graciano Domingos.

O hospital está localizado no Zango II, município de Viana, e foi construído no âmbito do Programa de Municipalização dos Serviços de Saúde levado a cabo pelo Executivo Angolano desde 2009.

Para dar resposta à demanda, o Governo Provincial de Luanda transformou o Centro Médico do Zango II em Hospital Municipal, que vai albergar dois blocos operatórios, sala de internamento com capacidade para 100 camas, área de assistência materna e banco de urgência a funcionar 24/24 horas.

Nesta primeira fase, estarão em funcionamento os serviços de Pediatria, Laboratório, Planeamento Familiar, Observação Homem e Mulher e Sala de Parto.

A outra fase do projecto prende-se com a destruição total do Centro de Saúde para permitir a conclusão do hospital que contará também com serviços de Imagiologia, Bloco Operatório, Internamento, dentre outros.

Segundo a directora do Gabinete Provincial de Luanda, Rosa Bessa, a unidade sanitária vai beneficiar os cidadãos das zonas circunvizinhas e permitir a descentralização de alguns serviços que só são efectuados nos hospitais terciários.

Acrescentou que o novo hospital municipal do Zango vai substituir o centro de saúde actual, já antigo, que não corresponde com as expectativas da população.

Adiantou que a futura unidade hospitalar do Zango terá também serviços de hemoterapia, de modos a atender os pacientes provenientes do Capalanca, Icolo e Bengo e até da Quiçama. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA