Luanda: Educação no Cazenga tem disponível mais de oito mil vagas para 2016

Sala de aulas (ilustração) (Foto: Angop)

Oito mil 432 vagas estão disponíveis nas escolas do primeiro e segundo ciclo do ensino primário, no município do Cazenga, província de Luanda, para o ano lectivo 2016, informou o chefe de repartição local da educação, ciência e tecnologia e inovação, João Diniz.

De acordo com o responsável, para a primeira classe existem três mil 787 vagas e na sétima classe, três mil 121 lugares, os restantes lugares são para outros níveis de ensino.

Esclareceu que o processo de confirmação de matriculas teve inicio no dia 21 e termina a 31 de Dezembro de 2015, enquanto as matriculas para os alunos que frequentam primeira vez a escola começam a 18 de Janeiro de 2016.

João Diniz pediu aos pais e encarregados de educação a cumprir com as datas do calendário escolar nacional para que não tenham dificuldades de matricular os filhos.

Quanto ao ano lectivo 2015, João Diniz, considerou de positivo porque, no ensino primário, tinham sido matriculados 144 mil 581 alunos e 121 mil 561 tiveram aproveitamento.

No Cazenga existem mais de 200 escolas, entre públicas, privadas e comparticipadas, sendo 80 escolas públicas, 64 primarias, nove do primeiro ciclo, três do segundo ciclo, dois institutos (um politécnico e uma escola de formação de professores), 23 colégios e 183 escolas comparticipadas.

O município tem dois mil 494 professores, e no quadro administrativo 731 pessoas que totaliza três mil 225 trabalhadores efectivos da educação no município do Cazenga

No âmbito do Programa de Combate a Pobreza, para reduzir o absentismo dos alunos do ensino primário, foi implementado em 10 escolas a merenda escolar.

Cazenga, um dos sete municípios da província de Luanda, conta com as comunas do Tala-Hadi, Cazenga e Hoji ya Henda. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA