Kaboré é eleito presidente no 1º turno em Burkina Faso

(AFP)
(AFP)
(AFP)

Roch Marc Christian Kaboré, homem forte do regime do ex-presidente Blaise Compaoré que passou para a oposição, foi eleito presidente de Burkina Faso no primeiro turno da eleição de domingo – anunciou a Comissão Eleitoral Nacional Independente (Ceni), nesta segunda-feira à noite.

Kaboré foi eleito com maioria absoluta, com 53,49% dos votos (1.668.169 de votos), contra 29,65% (924.811 de votos) obtidos por seu oponente mais próximo, Zephirin Diabré, que já reconheceu a derrota.

“Devemos começar a trabalhar imediatamente. Todos juntos precisamos servir ao país”, declarou Kaboré, aclamado por milhares de partidários reunidos diante da sede do partido.

Kaboré prometeu “aos jovens, mulheres e idosos um futuro melhor” em Burkina Faso.

O presidente eleito – que ficou 26 anos ao lado de Blaise Campaoré e exerceu os cargos de primeiro-ministro e presidente da Assembleia Nacional – felicitou “calorosamente os organismos de transição” que organizaram a eleição após a queda de Compaoré.

Nenhum integrante da equipe de transição política – presidente ou ministros – foi autorizado a entrar na disputa eleitoral.

A eleição concluiu o processo de transição política iniciado após a queda de Blaise Compaoré no fim de 2014, expulso do poder por uma revolta popular. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA