Iraque recorre ao Conselho de Segurança por presença de tropas turcas

Presidente iraquiano, Fuad Masum, em Paris (Foto de STEPHANE DE SAKUTIN/AFP)

O Iraque enviou nesta sexta-feira uma carta ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para se queixar da presença de tropas turcas no norte do país, informou a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Samantha Power.

O representante iraquiano junto à ONU, Mohammed Ali Alhakim, enviou a carta a Power, que ocupa a presidência do Conselho de Segurança no mês de Dezembro, para que seja distribuída entre os demais 14 membros do organismo.

Bagdad “não fez pedido específico” ou pediu uma reunião de emergência do Conselho sobre o tema, mas o embaixador comunicou a “crescente preocupação de seu governo” sobre a situação, disse Power.

Segundo a diplomata, a posição do governo do presidente Barack Obama é de que “todo envio de tropas ao Iraque deve ter o aval de Bagdad”, e que “o diálogo deve prosseguir entre os governos iraquiano e turco sobre uma solução amigável”.

A Turquia enviou na semana passada soldados e tanques para Bachiqa, nas proximidades de Mossul, a segunda cidade do Iraque, ocupada desde Junho de 2014 pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico.

Ancara prometeu nesta sexta-feira levar em conta as “preocupações” de Bagdad, mas o presidente Recep Tayyip Erdogan disse que a eventual retirada de suas tropas está descartada. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA