Instituto de Relações Internacionais passa a denominar-se “Venâncio da Silva Moura”

Ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti (Arquivo/ANGOP)

O Instituto de Relações Internacionais, instituição de formação de quadros superiores do Ministério das Relações Exteriores, passa a designar-se “Venâncio da Silva Moura”, em homenagem ao antigo titular da diplomacia angolana, na sequência do acto formalizado hoje, em Luanda.

O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, que testemunhou a homenagem ao antigo governante, já falecido, considerou ser um acto merecido, pelo facto de Venancio de Moura ter se batido sempre pela formação de quadros e valorização do capital humano.

Por seu lado, a viúva Mariana Moura, que também testemunhou a cerimónia, manifestou-se regozijada com o tributo prestado ao antigo ministro, lembrando que o mesmo dedicou 23 anos à diplomacia angolana, um como embaixador na Itália e 22 divididos entre vice-ministro e ministro das Relações Exteriores.

Venâncio de Moura dirigiu o Mirex de 1992 a 1999. A homenagem aconteceu à margem da VII reunião de embaixadores que decorre desde segunda-feira, em Luanda, sob o lema “40 anos de diplomacia: afirmação, continuidade e visão estratégica”.

Segunda-feira foram igualmente homenageados os antigos ministros das Relações Exteriores, Paulo Teixeira Jorge, Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy” e Afonso Van-Dúnem “Mbinda”. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA