Igreja Católica reafirma aposta na formação do homem

Dom Gabriel Mbilingue (arquivo) (Foto: Geraldo Quiala)

O arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingui, disse esta quarta-feira, na localidade do Togo, comuna da Quilemba, Huíla, que a formação do homem é e continuará a ser aposta da Igreja Católica, como forma de contribuir no desenvolvimento do país.

Falando na cerimónia de inauguração de uma escola de seis salas de aulas, no sector do Chombolo, com capacidade de albergar 420 crianças, o bispo afirmou que a igreja vai continuar a desenvolver acções de formação do homem.

“ Não há missão alguma ou paroquia em que não estamos preocupados com a formação do homem, e hoje nos orgulhamos quando vimos muitos quadros que no aparelho governativo a exercerem cargos superiores e que passaram pelas nossas instituições”, sublinhou.

Dom Gabriel Mbilingui reafirmou que a Igreja Católica, como parceiro do governo, vai continuar a construir escolas juntos das paróquias, capelas e capelinhas, no sentido de reforçar o seu desiderato, que é de formar cada vez mais o homem, não só para prestar serviço a Deus, mas sim a comunidade.

A infra-estrutura faz parte de um projecto social da Igreja Católica em favor da comunidade e tem o nome de Kundi Paihama, designação atribuída pela comunidade do Toco, em homenagem ao actual governador do Huambo.

Para além das salas de aula, a escola tem ainda área administrativa, um pátio, sala de professores, entre outros compartimentos.

O sector do Toco tem cerca de 15 escolas e uma população estimada em cerca de 21 mil habitantes. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA