Huambo: Formação de quadros constitui prioridade para elevar o nível vida da população

Manuel Sampaio do Amaral, Director provincial da Educação do huambo (arquivo) (Foto: Angop)

O director da Educação da província do Huambo, Manuel Sampaio do Amaral, afirmou segunda-feira que a formação qualificada de quadros constitui uma das principais prioridades do Governo para a elevação dos níveis de vida da população, combatendo, deste modo, as assimetrias entre a cidade e o campo.

O responsável, que discursava no acto de outorga de certificados a 911 finalistas da Escola de Formação de Professores, afirmou que os recursos humanos são a maior riqueza de um país, pelo que devem estar suficientemente formados e preparados para darem resposta aos desafios relacionados com a melhoria do bem-estar das comunidades.

Manuel Sampaio do Amaral referiu que, no caso particular de Angola, é preciso que todo cidadão saiba ler e escrever, na medida em que estes dois pressupostos ajudam o cidadão a saber ouvir, discutir, pensar, decidir e fazer algo em prol de si mesmo, da comunidade e do país, em geral.

Enfatizou que cada cidadão é parte integrante do desenvolvimento económico-social do país e, por esta razão, exigiu sabedoria, dedicação e humildade de aprender, cada vez mais, a ciência e a técnica.

“Somos os arquitectos do nosso próprio destino e ninguém pode traça-los por nós. É necessário arregaçar as mangas e acreditar que temos uma terra fértil, quer na sala de aula, quer no campo”, frisou o responsável.

O director felicitou a direcção da Escola de Formação de Professores, pelo facto de estar a contribuir para a formação de quadros. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA