Grécia organizará mini-cimeira sobre imigração com Alemanha e Turquia

(AFP)

A Grécia organizará no início de 2016 uma mini-cimeira para tratar de questões de imigração com a Alemanha e a Turquia, informou neste domingo o ministério das Relações Exteriores.

“Vamos convocar um encontro na ilha de Quios” com a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse à rede de televisão Mega TV o ministro das Relações Exteriores, Nikos Kotzias.

O ministro planeia que durante a reunião os representantes dos três países cruzem Izmir, na costa turca.

“Ainda não temos uma data (…) mas pode ser que consigamos que seja no início de Fevereiro”, agregou.

A Grécia realizou vários convites à Turquia para que impeça que os imigrantes arrisquem suas vidas tentando chegar à Europa.

Aos marroquinos e argelinos que viajam a Istambul com 50 euros “não deveria nem ser permitido que deixassem o aeroporto”, disse Kotzias.

Desde o início do ano, mais de 650.000 imigrantes embarcaram desde a Turquia rumo às ilhas gregas, informou a ONU. No mesmo período, mais de 500, em sua maioria crianças, morreram, segundo a Organização Internacional para Migrações (OIM).

Bruxelas lidera um “plano de acção” que prevê uma ajuda da UE de 3 biliões de euros para a Turquia, que recebe actualmente 2,2 milhões de refugiados sírios, em troca de um compromisso para controlar melhor suas fronteiras e cooperar na luta contra os traficantes de pessoas que operam em suas costas marítimas.

Em troca, Ancara obteve a promessa de uma aceleração nas negociações que estão ocorrendo para facilitar a atribuição de vistos para a Europa. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA