Fórum África – China transforma-se em plataforma chave de diálogo

Presidente da República, José Eduardo dos Santos (à esq.), no Fórum para a Cooperação África - China (Foto: Foto cedida)

Os países africanos e a República Chinesa concordaram que o Fórum para a Cooperação África – China se transformou numa plataforma chave para o diálogo colectivo e num mecanismo eficaz para a cooperação prática.

A informação consta do Plano de Acção de Joanesburgo, resultante do Fórum para a Cooperação África – China, realizado de 3 a 5 do corrente mês, na África do Sul, que à Angop teve acesso, nesta quarta-feira, em Luanda.

A delegação angolana foi orientada pelo Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos. Os trabalhos do fórum foram coordenados pelos Presidentes da China e da África do Sul, respectivamente Xi Jinping e Jacob Zuma.

As partes partilharam o ponto de vista de que a China trabalha para os Dois Objectivos do Centenário, na medida em que a África implementa a Agenda de 2063 e o seu primeiro Plano de Implementação de 10 Anos e que as actuais estratégias de desenvolvimento entre ambas são altamente compatíveis.

As duas partes estão satisfeitas com a implementação efectiva do Fórum de Cooperação África – China, do Plano de Acção de Beijing (2013-2015), adoptado na 5ª Conferência Ministerial do referido fórum.

Decidiram, no espírito da Declaração da Cimeira de Joanesburgo do Fórum de Cooperação China – África, estabelecer e desenvolver de forma conjunta os principais projectos e parcerias entre a China e a África.

Os mesmos projectos devem ser caracterizados por políticas de igualdade e a confiança mútua, cooperação económica de resultados de sucesso para todos, partilha e aprendizagem entre as civilizações chinesas e africanas, assistência mútua em questões de segurança, bem como solidariedade e cooperação nos assuntos internacionais.

As partes tencionam implementar os resultados da conferência e trilhar o rumo da cooperação sino–africana de forma amigável e mutuamente eficaz em todos os domínios, nos próximos três anos, sob o tema “China-África Avançando Juntos na senda da Cooperação de sucesso mútuo, rumo ao Desenvolvimento Comum”.

Os países africanos e a República Chinesa examinaram com satisfação o desenvolvimento das suas relações e enalteceram a contribuição positiva do Fórum China – África (FOCAC), nos últimos 15 anos.

A cimeira de Joanesburgo e a 6ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação África – China (FOFAC) agregaram Chefes de Estado e de Governo, chefes de delegações, o Presidente da Comissão da União Africana, ministros dos Negócios Estrangeiros e ministros responsáveis pela Cooperação Económica da China e de 50 países africanos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA