Filho de Kadhafi é libertado após sequestro no Líbano

Hannibal Kadhafi, filho do ex-ditador líbio Muammar Kadhafi, em Tripoli, no dia 1º de março de 2010 (Foto de MAHMUD TURKIA/FILES/AFP/Arquivos)

Um dos filhos do falecido presidente líbio Muamar Kadhafi, sequestrado nesta sexta-feira no Líbano, foi libertado – disse à AFP uma fonte de segurança.

A Polícia libanesa está com Hannibal Kadhafi e vai interrogá-lo, completou a fonte, sem divulgar onde o filho do ex-ditador líbio foi encontrado.

Outra fonte informou à AFP que Hannibal foi “sequestrado por um grupo armado na região de Bekah (leste), durante o percurso vindo da Síria e foi libertado durante a noite na mesma região”.

Três filhos de Kadhafi morreram durante a revolta que depôs o ditador em 2011. Dois estão presos na Líbia e um foi condenado em Julho à pena de morte, acusado de assassinato, saque e sabotagem.

A esposa de Kadhafi, Safiya, Hannibal e outros dois filhos do ditador conseguiram fugir da Líbia e se refugiar na Argélia após a revolta que depôs seu governo em 2011.

A família de Khadafi não é bem-vinda ao Líbano, onde a comunidade xiita responsabiliza a Líbia pela morte do imame Musa Sadr, desaparecido durante uma visita à Líbia em 1978.

Em um vídeo exibido nesta sexta-feira pela emissora libanesa al Jadid, Hannibal Kadhafi aparece a pedir a quem tiver provas sobre o caso Sadr que as apresente sem demora.

No entanto, não estava clara a procedência das imagens, nem sua data.

Em 2008, Hannibal e sua esposa libanesa, Aline Skaf, foram detidos na Suíça acusados de violência contra empregadas domésticas e postos em liberdade sob fiança. Tripoli exigiu “desculpas” da Suíça, mas o caso foi arquivado.

Desde a queda, em 2011, de Muamar Kadhafi, propiciada por uma operação militar da qual participaram países como França, Estados Unidos e Grã-Bretanha, a Líbia está mergulhada no caos.

Aproveitando o vácuo político e a insegurança permanente, este ano o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) fincou raízes no país. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA