Explosão em mesquita no norte da Nigéria deixa pelo menos 20 mortos

Policiais recolhendo destroços para análise após explosão em Maiduguri, Nigéria. 28/12/2015 (REUTERS/Afolabi Sotunde)

Cerca de 20 pessoas foram mortas e 90 ficaram feridas com a explosão de uma bomba em uma mesquita da cidade de Maiduguri, no norte da Nigéria, nesta segunda-feira, relatou a agência estatal de notícias Nema.

A explosão aconteceu um dia depois de o Exército combater militantes do Boko Haram a oeste de Maiduguri, capital do Estado de Borno e berço da campanha do grupo, que visa criar um estado islâmico no nordeste do país mais populoso da África.

Ninguém assumiu de imediato a responsabilidade, mas a agressão tem a marca registada do Boko Haram, cuja rebelião já matou centenas e desalojou cerca de 2,1 milhões de pessoas na região.

A explosão desta segunda-feira ocorreu em um subúrbio ao oeste da cidade onde o Exército trocou tiros com supostos combatentes do grupo no domingo e que os militares disseram terem tentado se infiltrar em Maiduguri para realizar atentados suicidas. Os moradores relataram explosões e disparos de alto calibre.

Um deles, Musa Abdukadir, afirmou que, após o ataque à mesquita, contou mais de 50 vítimas no hospital especializado da cidade. Médicos lhe disseram que mais corpos foram levados a dois outros hospitais. O saldo inclui as vítimas dos combates de domingo.

“Todos nós fugimos ontem, já que as nossas casas estavam a pegar fogo. Hoje de manhã voltamos, e enquanto contávamos as pessoas que morreram queimadas em suas casas outra bomba explodiu”, afirmou Ibrahim Goni, morador que disse ter visitado o cenário da detonação. (REUTERS)

por Lanre Ola e Isaac Abraq

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA