EUA pretendente alargar cooperação na defesa e segurança

Sub-secretária do Departamento de Segurança Internacional e Controlo de Armas dos EUA e secretário de Estado para a Política de Defesa de Angola (Foto: Lino Guimaraes)

Os Estados Unidos da América pretendem alargar a cooperação com Angola no domínio da defesa e segurança, afirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, a sub-secretária norte-americana do Departamento de Segurança Internacional e Controlo de Armas, Rose Gotemoeller.

A responsável americana fez este pronunciamento após ser recebida, em audiência, pelo secretário de Estado para a Política de Defesa Nacional, Gaspar Santos Rufino, com quem analisou assuntos ligados à segurança marítima, desminagem, entre outros aspectos.

“Nesta perspectiva abordamos como nós podemos cooperar melhor ainda no concernente à segurança marítima na região do Golfo da Guiné”, referiu Rose Gotemoeller, salientando que entre Angola e EUA, existe um “campo muito aberto” em matéria de cooperação que pode ser desenvolvido por ambos os países nos próximos anos.

Acrescentou que o encontro foi bastante frutífero e que foi uma honra abordar estes e outros assuntos com o dirigente angolano.

Quarta-feira, Rose Gottemoeller conversou com o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, sobre questões ligadas à segurança internacional e, em particular, ao continente africano. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA