EUA: contratorpedeiro do futuro inicia testes no mar (vídeo)

(EURONEWS)

O mais recente, maior e mais futurista contratorpedeiro dos Estados Unidos iniciou esta segunda-feira um período de cerca de um ano de ensaios no mar.

Curiosamente, o impressionante navio da marinha norte-americana – batizado de USS Zumwalt – é dirigido pelo comandante James Kirk, que tem o mesmo nome do mítico oficial aos comandos na nave Enterprise, na saga Caminho das Estrelas.

O contratorpedeiro, que custou 4,4 mil milhões de dólares, foi construído pela Bath Iron Works e conta com uma silhueta futurista que tem como objetivo escapar aos radares dos inimigos. Graças às grandes superfícies planas e inclinadas, deverá dar a mesma indicação que um barco de pesca quando aparece nos radares, apesar de ter 185 metros de comprimento e 15.000 toneladas de peso.

O USS Zumwalt será equipado com um sistema de energia integrada que, para além da propulsão, deverá permitir a alimentação elétrica de futuras armas, como por exemplo laseres potentes ou um canhão eletromagnético que está a ser desenvolvido há vários anos pela Marinha norte-americano.

Este contratorpedeiro conta com uma capacidade antiaérea e foi contruído para poder navegar a uma profundidade relativamente reduzida, para poder nomeadamente apoiar tropas no solo com tiros de artilharia.

Inicialmente, a Marinha pretendia construir 32 navios deste tipo, mas finalmente só existirão três, já que o Congresso dos Estados Unidos reduziu fortemente o orçamento consagrado ao projeto. (EURONEWS)

por Rodrigo Barbosa | com AFP

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA