Espanha: Podemos fala em “nova era” e Ciudadanos destaca “mudança”

(EURONEWS)

A nova formação da esquerda anti-austeridade Podemos, nascida do movimento dos Indignados, faz uma entrada triunfal no Parlamento espanhol: o partido de Pablo Iglesias conseguiu um resultado melhor do que apontavam as sondagens e, com 20,66 por cento dos votos, torna-se na terceira força política do país.

Num discurso com tom de objetivo cumprido, Iglesias disse que este domingo foi “um dia histórico. Começou uma nova era política, com o fim do sistema de alternância”.

O outro protagonista da mudança, é o novo movimento de centro direita Ciudadanos. O partido passa a ocupar a quarta posição no Parlamento espanhol, depois de conquistar perto de 14 por cento dos votos.

O líder da formação, Albert Rivera, afirmou que “milhões de espanhóis decidiram que o país vai mudar, que chega de condescendência e azuis e vermelhos. A Espanha mudou e esta noite, mais espanhóis mostraram que querem mudança; mais diálogo e, acima de tudo, reformas e mudanças”.

A questão é, agora, que peso terão os novos partidos na formação do executivo. O correspondente da euronews, Carlos Marlasca, diz que “começa agora um período de difíceis negociações entre os diferentes partidos políticos, que tentarão estabelecer um governo estável para o país”. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA