Eleições na República Centro-Africana são adiadas a 30 de Dezembro

(AFP)

O primeiro turno das eleições presidenciais e legislativas na República Centro-Africana, que deveria ser realizado em 27 de Dezembro, foi adiado por três dias até o dia 30, anunciaram nesta sexta-feira as autoridades locais.

“Por motivos técnicos, o primeiro turno das eleições presidenciais e legislativas, previsto para domingo, 27 de Dezembro de 2015, foi adiado para quarta-feira, 30 de Dezembro”, indicou a autoridade nacional das eleições em um comunicado.

As autoridades de transição do país africano propuseram na quinta-feira adiar as eleições até 30 de Dezembro, alegando falta de formação dos agentes eleitorais, alguns dos quais cometeram erros no referendo constitucional de 13 de Dezembro, e dificuldades para transportar as cédulas de votação ao interior do país.

As eleições já precisaram ser adiadas várias vezes devido à insegurança persistente em várias zonas do país, controladas por grupos armados.

Neste país de 4,8 milhões de habitantes, entre os mais pobres do mundo, os eleitores demonstrara uma grande vontade de participar para acabar com o império das armas.

A República Centro-Africana está afundada no caos desde que a ex-rebelião Seleka, de maioria muçulmana, depôs o presidente François Bozizé em Março de 2013 e posteriormente foi expulsa do poder por uma intervenção internacional no início de 2014. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA