Destacado papel da mulher no desenvolvimento do país

JOSEFA TXIPENGUE- SECRETÁRIA PROVINCIAL DA OMA (Foto: HÉLDER DIAS)

O papel da mulher angolana no desenvolvimento social, económico e político do país, foi enaltecido neste sábado, em Saurimo, província da Lunda Sul, pela secretária provincial da Organização da Mulher Angola (OMA), Josefa Txipengue.

Ao intervir no acto central provincial em alusão aos 59 anos da fundação do MPLA, assinalado a 10 de Dezembro, Josefa Txipengue disse que a mulher angolana ao longo dos 40 anos de independência nacional lutou sempre pela defesa da pátria, necessidade básicas da população e da integridade territorial, bem como nas tarefas da reconstrução do país.

Sublinhou que a mulher contribui e sempre contribuiu activamente em todos os sectores de actividade produtiva, bem como no processo de reconciliação, unidade, coesão da reconstrução nacional.

Josefa Txipengue enalteceu o papel do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no reconhecimento e respeito dos direitos das mulheres, traçando políticas credíveis que asseguram a efectiva emancipação e promoção desta franja da sociedade.

Na ocasião, aconselhou a todas as mulheres angolanas a formarem-se e inscreverem-se nos cursos profissionais, disponíveis nos centros de formação profissional, para que possam contribuir no desenvolvimento do país.

Segundo ela, só com a formação da mulher será possível apresentar uma identidade que garanta o gozo de oportunidades iguais e ter responsabilidades ou cargos de direcção a nível do aparelho do Estado. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA