Cunene: Agentes comunitários capacitados sobre saneamento básico

Cunene:vista parcial da sede de Oncocua(Arquivo) (Foto: Rosário Santos)

Dezoito agentes comunitários da comuna de Oncócua, sede municipal do Curoca, província do Cunene, beneficiam desde quarta-feira, de um seminário de capacitação sobre o “Papel das brigadas de limpeza no saneamento básico e saúde nas comunidades”.

O seminário de dois dias, tem por objetivo incutir nas comunidades a melhor maneira de fazer o saneamento básico, forma de recolha, transporte e deposição do lixo, de modo a manter as cidades limpas.

De acordo como prelector, Gabriel Santos a acção formativa é dirigida aos agentes que trabalham na recolha de lixo na sede municipal, no âmbito do programa mobilização social e cidades limpas e, visa a educação e sensibilização sobre a importância da gestão e manutenção do ambiente, tipo e o modo como acondicionam o lixo.

Disse que a acção insere-se na aliança existente entre a administração com a sociedade civil, para encontrar soluções junto dos munícipes, através da realização de campanhas, seminários e palestras, no sentido de educar a população e dar cumprimento as medidas de protecção do meio ambiente.

Referiu que com este procedimento de limpeza pública de ruas e avenidas, colecta e tratamento de resíduos orgânicos é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças e ao mesmo tempo garantir um ambiente saudável.

A vila de Oncócua dista 333 quilómetros da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA