Cuanza Norte: Jovens terminam formação no centro integrado do Dondo

Jovens formados em artes e ofícios (Foto: Diniz Simão)

Cento e setenta jovens terminaram hoje no Dondo, município de Cambambe, Cuanza Norte, um ciclo de formação em artes e ofícios, promovido pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

Os formados especializaram-se nas áreas de construção civil, inglês, alvenaria, culinária, informática, electricidade, carpintaria, serralharia, mecânica auto, corte e costura e decoração, numa acção formativa que teve a duração de oito meses, decorrida no Centro Integrado de Emprego e formação Profissional do Dondo.

Na ocasião, os formando manifestaram, em mensagem, o seu regozijo pela oportunidade oferecida pelo governo que os possibilitou obterem gratuitamente uma formação, o que vai facilitar a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

Ao orientar o acto de encerramento da acção formativa, o secretário da administração municipal de Cambambe, João Cunda, referiu que com a conclusão deste curso, a circunscrição ganha mais um grupo de jovens, que poderão contribuir para o desenvolvimento da municipalidade.

Para si, apesar do actual contexto económico, o governo continua a envidar esforços tendentes a promoção do emprego, sobretudo para os jovens, sendo por isso a formação a primeira etapa para o alcance deste desiderato.

Referiu que o mundo encontra- se num ambiente de competitividade, sendo a mão- de- obra qualificada o maior desafio para quem quer sentir-se afastado da dependência total.

“Neste momento estão preparados para os desafios que se impõe, sendo por isso necessária a vossa contínua formação, através da auto-superação, explorando cada vez mais as ferramentas que irão manusear, para provar ao mercado de emprego as vossas competências”, afirmou.

Assistiram a cerimónia de encerramento do curso, representantes de empresas públicas e privadas, sedeadas nesta região. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA