Cooperação em petróleos leva Angola e Congo a inaugurar poço conjunto

Georges Rebelo Pinto Chikoti Foto: Fotos Francisco Miudo/Arq)

Angola e a República do Congo, no âmbito da exploração conjunta no domínio dos petróleos, poderão inaugurar um poço conjunto, informou hoje, sexta-feira, em Luanda, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti.

O governante fez este pronunciamento à imprensa, após ter testemunhado a audiência que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, concedeu ao ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo, Jean Claude Gakosso, em visita de trabalho a Angola.

De acordo com Georges Chikoti, Angola e o Congo têm interesses nas áreas de segurança, agricultura e transportes, num momento em que as economias de ambos os estados estão a se diversificar.

Informou que os dois países acompanham activamente os processos de paz na região, nomeadamente no Sudão do Sul, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Burundi.

No concernente à República Centro-Africana, salientou que este país está a caminhar para o processo eleitoral e que Angola e o Congo desejam que o mesmo decorra pacificamente.

O ministro fez saber que todas estas questões foram abordadas nas audiências que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, concedeu ao chefe da diplomacia do Congo, Jean Claude Gakosso e a Martin Ziguele, enviado especial da Presidente da República Centro-Africana, Catherine Samba-Panza.

As eleições legislativas e presidenciais na República Centro-Africana estão aprazadas para 27 de Dezembro, precedidas de um referendo, no dia 13, segundo deu a conhecer Georges Chikoti. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA