China anuncia estabelecimento formal de novo banco internacional

O Governo chinês anunciou esta sexta-feira o estabelecimento formal do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII). Portugal é um dos 57 membros fundadores.

O Governo chinês anunciou esta sexta-feira o estabelecimento formal do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), que começará a operar normalmente no início do próximo ano, avançou a agência oficial chinesa Xinhua.

No conjunto, 17 países, que representam 50,1% do capital total daquela instituição financeira – 100 mil milhões de dólares – retificaram os estatutos, permitindo assim formalizar a sua fundação.

Com uma participação de cerca de 13 milhões de dólares, Portugal é um dos cinquenta e sete membros fundadores, enquanto o Brasil é o nono maior acionista, com uma quota de 3.181 milhões.

Apesar do seu caráter multilateral – 57 países aderiram, entre os quais 14 da União Europeia – a instituição tem sede em Pequim e a China é o acionista maioritário, com 29,78% do capital.

Proposto pelo Presidente chinês, Xi Jinping, a instituição é vista pelos Estados Unidos da América como uma reação de Pequim ao que considera o domínio norte-americano e europeu na ordem financeira internacional.

Entre as grandes economias do planeta, apenas EUA, Canadá e Japão não fazem parte do BAII. (LUSA – Observador)

por JOYP //GC

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA