Boxe: Interclube “domina” pré-selecção nacional ao Zonal IV de Maputo

Presidente da Federação Angolana de Boxe, Carlos Luís (Foto: Clemente Santos/arquivo)

Luanda – Com nove pugilistas, o Interclube “domina” a convocatória da pré-selecção nacional de boxe, visando o Campeonato Africano da Zona IV, a disputar-se de 12 a 17 de Janeiro próximo, em Maputo, República de Moçambique, com objectivo de melhorar o terceiro lugar da edição anterior.

Além dos representantes do campeão angolano, a lista dos 13 atletas divulgada hoje, à Angop, em Luanda, pelo presidente da Federação Angolana da modalidade (FABOXE), Carlos Luís, contém ainda quatro pugilistas provenientes das equipas do Electro do Lobito, Africa Golfe II, Mabor e Exercito.

Dos integrantes, novidade para as presenças de José Graciano, da categoria de 56 Kg, Mbaco Vemba (64), Domingos Kiala (75) e Nacaussa Gueló (81).

O grupo, a ser orientado pelo treinador cubano Henriques Carrion, coadjuvado por Jovane Pimentel, Panda Lukumbe e Eugénio Gourgel (supervisor), concentra-se quinta-feira, no ginásio do Interclube, na unidade policial da UAT, no bairro do Rocha Pinto, onde inicia o processo de observação.

No âmbito da preparação e na perspectiva de se adquirir maior capacidade de resistência física atlética, segundo o dirigente da FABOXE é intenção da selecção nacional efectuar a derradeira fase de preparação na província do Huambo.

Referiu que a instituição está a envidar esforços junto das entidades desportivas do país e outras para que se possa reunir as condições financeiras que garantam a presença no evento regional.

“A princípio pretendíamos albergar a prova em Fevereiro próximo, mas por várias razões não foi possível. Agora fomos notificados pelo órgão regional da sua efectivação já em Janeiro em Moçambique, que nos obriga a um conjunto de acções junto da entidade do desporto nacional e patrocinadores, para viabilizar a nossa presença e melhorar o terceiro lugar de 2014, em Pretoria, na África do Sul”, disse.

Acrescentou que o período do zonal, por coincidir com o princípio do ano de 2016, poderá dificultar muito as intenções da FABOXE, a julgar pelo processo de cabimentação dos valores orçamentais a que tem direito.

Também estamos a tentar junto da organização o adiamento da prova. Na edição passada Angola conquistou nove medalhas, das quais duas de ouro, uma de prata e seis de bronze.

Eis a lista dos convocados: Miguel Kembo (49 Kg), Kilombo Massala (52), Victor André (60), Mboco Vemba (60), Kiala Júnior (69), Raimundo Gaieta (75), Ntumba Silva (91), Carlos Massia, Ferdinando Pedro (+91), todos do Interclube, Domingo Kiala (75), da Mabor, Menayame Bimbi, Electro do Lobito, Nacaussa Gueló (81) e José Graciano (56), da equipa do Exercito. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA