Angola reforça cooperação com China no sector mineiro

Francisco Queiroz - Ministro da Geologia e Minas (Foto: António Escrivão)

O ministro angolano da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, reuniu-se hoje, em Baijing, com o ministro chinês do Território e Recursos Minerais, Jiang Daming, com quem abordou questões ligadas ao reforço da cooperação entre os dois países do domínio da Gelogia e Minas.

De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada de Angola na China chegada hoje à Angop, além do encontro com o homologo chinês, o governante angolano reuniu-se também com o Director do Serviços Geologico,Hu Ping.

Nos dois encontros, os interlocutores salientaram a importância do alargamento desta cooperação, com objectivo facilitar o intercâmbio e a cooperação na área de geociências e recursos minerais entre as partes, com base na igualdade, benefício mutuo e reciprocidade.

O ministro angolano lembrou que no domínio da Geologia e Minas existe já uma cooperação que tem sido desenvolvido a nível de informação geológica e mineira no âmbito do Plano Nacional de Geologias (Planageo), lançado em Maio de 2014 e que vai permitir o levantamento geológico e mineira de Angola e ajudar a diversificar as fontes de recursos da economia nacional.

Para o êxito do projecto, emprestam o seu conhecimento na área quatro empresas internacionais entre as quais a CITIC, Construção, e cujo compromisso de levar avante a aposta do governo angolano e outros projectos ligados às minas foi reafirmado esta segunda-feira durante um encontro de trabalho com a Presidente daquele consorcio chinês, Hong Bo.

Francisco Queiroz, no âmbito da sua deslocação ao gigante asiático vai testemunhar esta quarta-feira, na cidade Lang Fang, arredores de Beijing o encerramento do primeiro curso com estudantes angolanos no âmbito do Plano Nacional de Geologia (Planageo).

Além do ministro, que está na China a convite do seu homólogo, integram a delegação ministerial angolana o director do Instituto Geológico de Angola, Mankenda Ambroise, o Director Nacional de Negociações de Concessões Mineiras, António Kassoma, o Director Nacional de Minas, Americo Vitorino, o Director do Gabinete do Ministro, Augusto Neto, entre outros técnicos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA