Angola participa na 10ª conferência ministerial da OMC

Rosa Pacavira - Ministra do Comércio (Foto: Joaquina Bento/Arquivo)

Uma delegação angolana, chefiada pela ministra do Comércio, Rosa Pacavira, participa na 10ª conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), a decorrer de 15 a 17 deste mês, em Nairobi (Quénia).

Durante a conferência, que será aberta pelo Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, os ministros vão abordar as actividades da OMC e adoptar algumas decisões.

Os ministros vão aproveitar a ocasião para rever o funcionamento do sistema comercial multilateral e pronunciar-se sobre esta questão.

A documentação para consideração inclui os relatórios do director geral, do Conselho Geral e de outros órgãos da OMC sobre as actividades realizadas no âmbito dos seus respectivos mandatos.

As intervenções dos ministros permitirão dar as perspectivas individuais de cada membro sobre o sistema comercial multilateral.

Em relação a este ponto, os ministros poderão adoptar todas as medidas que acharem necessárias sobre os trabalhos da OMC, incluindo a aprovação de uma Declaração Ministerial.

Durante o evento, os ministros vão abordar também, em sessões separadas, o processo de adesão à OMC da Libéria e do Afeganistão.

Os trabalhos da conferência serão presididos pela ministra dos negócios estrangeiros e do comércio do Quénia, Amina Mohamed. Estão previstas igualmente intervenções do director geral da OMC, Roberto Azevedo, e do Presidente do Conselho Geral, Fernando de Mateo.

A conferência ministerial é o órgão máximo de decisão da OMC, uma organização fundada em 1995, que contribui, entre outros, na expansão da produção e do comércio de mercadorias e serviços.

Angola tornou-se membro da organização em 23 de Novembro de 1996. Como membro da OMC, é parte de todos os acordos comerciais multilaterais.

A delegação angolana à conferência ministerial integra a secretária de Estado da Economia, Laura de Alcântara Monteiro. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA