Angola e Namíbia retomam Acordo de Conversão Monetária

Jose Pedro de Morais - Governador do BNA (Foto: Francisco Miudo/Arquivo)

O Acordo de Conversão Monetária entre os bancos Nacional de Angola (BNA) e da Namíbia (BON), suspenso temporariamente no início deste mês por causa da elevada massa monetária, retoma hoje, segunda-feira, anunciou o governador do BNA, José Pedro de Morais.

Falando à Rádio Nacional de Angola (RNA), José Pedro de Morais disse que o levantamento da suspensão permite aos cidadãos dos dois países transaccionarem os seus valores na zona fronteiriça da Santa Clara, na província do Cunene, e em Oshikango (Namibia).

Avançou que nesta retoma da implementação do acordo, Angola e a Namíbia estabeleceram um calendário para que as duas partes repatriem os valores em posse de cada instituição financeira central.

No início deste mês, as duas instituições financeiras centrais haviam suspenso temporariamente a implementação do referido acordo para a criação de condições para a materialização de um novo modelo de cumprimento do compromisso.

Entretanto, os residentes em território angolano, que utilizem a fronteira terrestre de Santa Clara, podem transportar moeda nacional para a República da Namíbia, no montante máximo de 50 mil Kwanzas, tal como previsto no Aviso nº10/15, de 16 de Junho, do Banco Nacional de Angola. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA