Angola e China reforçam cooperação policial

Assinatura de acordo de cooperação no domínio da Segurança Pública entre Angola e China (Foto: Gaspar dos Santos)

As repúblicas de Angola e Popular da China assinaram nesta segunda-feira, em Luanda, um memorando de entendimento que estabelece directrizes para o combate à criminalidade organizada, formação de quadros e assistência técnica.

Foram signatários do acordo o secretário de Estado do Interior de Angola, Hermenegildo José Félix, e o vice-ministro da Segurança Pública da China, Wang Jian.

O protocolo, que abarca também a área da migração, dá especial atenção à cooperação policial, visando a formação de quadros angolanos na República Popular da China, bem como a presença de especialistas chineses em Angola para avaliações sobre a evolução do crime.

O secretário de Estado Hermenegildo Félix disse que o memorando enquadra-se no reforço das relações bilaterais existentes entre os ministérios da Segurança Pública da China e do Interior de Angola.

As relações de cooperação entre os dois ministérios foram firmadas a 25 de Abril de 2012.

Já o governante chinês ressaltou as “boas relações de cooperação entre os dois países, garantindo que o seu país vai continuar a dar apoio para o fortalecimento das instituições policiais angolanas. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA