Abertura dos mercados: Bolsas europeias em alta. Petróleo e euro em queda

(Negocios)
As principais praças europeias estão a negociar em alta. O PSI-20 é a excepção na Europa, registando uma queda de 0,11%. O preço do petróleo está a recuar nos mercados internacionais e o euro cede face ao dólar.

Os mercados em números

PSI-20 cede 0,11% para 5.080,77 pontos

Stoxx 600 soma 0,61% para 357,97 pontos

Nikkei desceu 1,80% para 18.883,42 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos soma 4 pontos base para 2,491%

Euro desce 0,21% para 1,0964 dólares

Petróleo em Londres desvaloriza 0,21% para 37,85 dólares o barril

Bolsas europeias no verde

As bolsas europeias arrancaram a sessão desta segunda-feira no verde, com excepção para o índice português PSI-20, que cede 0,11%. Na praça nacional a atenção dos investidores está a ser dominada pelas notícias em torno do Banif. Ontem surgiram notícias que davam conta que o Governo estava preparado para intervir no Banif. Entretanto, o ministério das Finanças já veio garantir que Banif têm em curso “um processo de venda nos mercados internacionais”. O banco, em comunicado à CMVM, já “desmentiu categoricamente” notícia sobre intervenção no banco. As acções do banco liderado por Jorge Tomé registam uma forte queda, recuando mais de 30%.

Na Ásia, a sessão desta segunda-feira foi de perdas, com as principais praças a serem penalizadas pelos receios dos investidores em relação à turbulência nos mercados de crédito e de matérias-primas, isto numa semana em que tem lugar a reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed). Deste encontro poderá sair a decisão de subir as taxas de juro. A acontecer, será a primeira subida desde 2006. Ainda a marcar a negociação na Ásia estiveram os dados económicos relativos à China, conhecidos no fim-de-semana. A produção industrial da China acelerou em Novembro para valor mais elevado desde Junho.

Juros em alta

Os juros da dívida pública portuguesa no mercado secundário estão a subir em todos os prazos. A dez anos, a maturidade considerada de referência, as “yields” avançam 4 pontos base para 2,491%. Esta tendência de subida verifica-se também nos outros países periféricos, bem como, com os juros da Alemanha. As “bunds” germânicas a dez anos somam 3,3 pontos base para 0,573%. O prémio de risco da dívida nacional está também a registar uma subida ligeira para os 189,5 pontos.

Euro em queda

A moeda da Zona Euro está a perder terreno face à divisa norte-americana, no início de uma semana em que se espera uma subida das taxas de juro nos Estados Unidos. O euro desce 0,21% para 1,0964 dólares.

Petróleo em mínimos de quase sete anos

Os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais, atingindo o valor mais baixo desde Fevereiro de 2009, de acordo com a agência de informação. A penalizar a cotação da matéria-prima está o facto de o Irão, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), ter revelado que está empenhado em impulsionar as exportações de petróleo, o que faz crescer a especulação que os membros da OPEP vão agravar o excesso de oferta de “ouro negro” que já existe no mercado. O West Texas Intermediate desvaloriza 0,34% para 35,50 dólares por barril. O Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações europeias, desce 0,21% para 37,85 dólares por barril.

Ouro em queda ligeira

A cotação do ouro nos mercados internacionais está a cair numa altura em que os investidores aguardam pelo encontro da Fed e pela sua decisão em relação à sua política monetária. O metal amarelo para entrega imediata desce 0,24% para 1.072,16 dólares por onça.

Destaques do dia

Governo garante que processo de venda do Banif está em curso. A alienação do Banif está a ser feita “nos mercados internacionais”, garantiu o Governo, depois de notícias de que está a ser preparada uma intervenção no banco. Ministério das Finanças, ignora esta possibilidade e garante que “decorre um processo de venda”.

Banif “desmente categoricamente” notícia sobre intervenção no banco. O banco liderado por Horácio Roque “reafirma que se encontra actualmente em curso, em articulação com as autoridades responsáveis, um processo aberto e competitivo de venda da posição do Estado Português no Banif”.

Futebol: Meo versus Nos: quem vai ser campeão dos conteúdos? A guerra pelos conteúdos ganhou novos contornos no último mês. A Altice ainda pode mudar as regras do jogo, com a aquisição dos direitos dos pequenos clubes e de canais de TV.

Pensionistas canadianos dão crédito a PME portuguesas. O Ontario Teachers quer chegar onde a banca não chega: apoiar pequenas e médias empresas em dificuldades. Para isso, associou-se à Incus Capital, uma sociedade gestora europeia. Nogueira Leite e Moreira Rato vão encontrar os alvos.

O que vai acontecer esta segunda-feira

Mario Draghi discursa. O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, abre a semana com um discurso em Bolonha, Itália. O responsável pela política monetária na Zona Euro deverá explicar o reforço dos estímulos à economia, aprovado na última reunião do BCE.

Produção industrial na Zona Euro. O Eurostat divulga a evolução da produção industrial, em Outubro. Os economistas consultados pela Bloomberg estimam uma taxa de 1,2%.

Estatísticas do INE. O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica dados dos serviços, em Outubro, e da agricultura, em 2015.

Inflação nos EUA. Será conhecido o índice de preços no consumidor, nos EUA, em Novembro, na sessão antes de começar a reunião de dois dias da Reserva Federal. (Jornaldenegocios)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA