Zaire: Novo mercado de Mbanza Congo abre as portas quinta-feira

Secção de bancadas do novo mercado municipal de Mbanza Congo (Foto: Pedro Moniz Vidal)
Secção de bancadas do novo mercado municipal de Mbanza Congo (Foto: Pedro Moniz Vidal)
Secção de bancadas do novo mercado municipal de Mbanza Congo (Foto: Pedro Moniz Vidal)

O novo mercado municipal de Mbanza Congo (Zaire), construído na regedoria de Bela Vista, começa a acolher, a partir desta quinta-feira (19), os vendedores retirados do actual mercado do bairro 11 de Novembro.

De acordo com o administrador municipal adjunto de Mbanza Congo, Henrique Kialanda Luzolo, que prestou hoje, quarta-feira, à informação à Angop, as duas naves cobertas que comportam o novo mercado, com a capacidade de mil bancadas, estão preparadas para receber mil e 200 vendedores.

Explicou que numa primeira fase serão transferidos apenas 600 feirantes, num processo que deverá culminar no princípio de 2016, altura em que se prevê a conclusão total das obras de acondicionamento das áreas adjacentes.

“No novo mercado, ao contrário do actual, foram criadas as condições técnicas indispensáveis para o seu normal funcionamento, com um serviço permanente de recolha e tratamento de resíduos sólidos”, assegurou.

O mercado, a ser aberto, comporta 17 lojas, um matadouro, uma creche, três snack-bares, padaria, duas fábricas de gelo, igual número de câmaras frigoríficas, cinco armazéns, currais para suínos e caprinos, uma capoeira, pastelaria, posto de socorro, balneários e uma área administrativa.

A infra-estrutura comercial foi inaugurada no dia 11 de Novembro pelo governador, José Joanes André, por ocasião das celebrações do 40º aniversário de independência nacional. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA