Zaire: Banco Sol inaugura balcão na vila do Nzeto

(Foto: Pedro Moniz Vidal)
 (Foto: Pedro Moniz Vidal)
(Foto: Pedro Moniz Vidal)

Uma nova agência do Banco Sol foi inaugurada hoje, na sede municipal do Nzeto, província do Zaire, pelo vice-governador para o sector económico, Alberto Sabino, e pelo administrador executivo desta instituição bancária, António Manuel Graça.

O edifício, de um andar, ocupa uma área de 600 metros quadrados e custou aos cofres do Banco Sol 150 milhões de kwanzas, cujas obras tiveram a duração de seis meses.

A dependência, a terceira a nível da província do Zaire, além do Soyo e Mbanza Congo, gerou 12 postos de trabalho para jovens locais.

Com a abertura deste balcão eleva-se para 175 o número de agências desta instituição em todo o país.

Ao intervir no acto de abertura, o vice-governador do Zaire congratulou-se pelo feito e reiterou o pedido à entidade bancária para que continue a estender os seus serviços ao interior da província.

“Nós ainda temos municípios que não têm nenhum banco, o que implica dizer que os funcionários públicos são obrigados a deslocarem-se, no final de cada mês, à capital da província (Mbanza Congo) ou Soyo para fazerem o levantamento do seu salário”, referiu.

Apelou aos empreendedores locais maior organização para que possam usufruir os serviços bancários visando alavancar os seus negócios.

Por sua vez, o administrador executivo do Banco Sol, António Manuel Graça, mencionou o crédito ao consumo, habitação e automóvel, assim como os micro-créditos de incentivo à produção de bens e serviços como os principais serviços colocados à disposição dos clientes.

Nzeto é um dos seis municípios do Zaire e está localizado no litoral da província, subdivido em quatro comunas: Sede, Muserra, Quindege e Quibala Norte.

A circunscrição ocupa uma extensão territorial de 10 mil e 120 quilómetros quadrados, sendo o maior da região, e conta com uma população de 44 mil e 440 habitantes.

A vila do Nzeto dista 230 quilómetros da capital da província, Mbanza Congo. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA